terça-feira, 17 de agosto de 2010

E o que VOCÊ faz para mudar o mundo?



O mundo está doente, nós estamos doentes.

Qual a doença? A “normalidade”! É ela a causadora do comodismo inexorável no qual estamos mergulhados, pois tudo o que há de mais repugnante tornou-se simplesmente normal.

E por que isso acontece? A mídia nos aliena, as próprias instituições de ensino criam mercenários, desde a infância somos guiados para o desenvolvimentos de uma personalidade capitalista, somos induzidos a agir como máquinas, o dinheiro é o combustível social, o poder é a ferramenta principal, e o produto é a miséria emocional.

Estamos doentes, pelo consumismo exasperado, por darmos importância a detalhes tão fúteis e problemas insignificantes, enquanto o mundo clama por socorro. Estamos doentes quando ouvimos relatos de miséria, violência e destruição, e aquilo soa como algo natural.

Todos nós somos responsáveis por isso, quando nos omitimos diante de tudo, quando oprimimos nossa voz por medo da interpretação alheia, quando abandonamos nossas causas por achar que não podemos mudar o mundo. Por isso, tudo o que chegou a proporções extremas e deveria ser basicamente assustador, já habita o terreno do “comum e sem jeito”, aquilo que todo o mundo vê, fala e sabe que existe, mas ignora.

Pouquíssimas pessoas tomam alguma medida capaz de organizar o caos. O caos em que se encontram os ignorados, e aqueles que se perderam na esperança de um amanhã que nunca chegou. Vidas perdidas na guerra de cada um contra sua própria fome, contra a dor lancinante do frio e o ardor da sede que esteve presente até seu ultimo suspiro de agonia.

Mas não adianta achar errado e deixar tudo como está.

Não adiantar ter a voz e ter medo de gritar

Não adiantar ter a força e preguiçar de usar

Não adiantar ter cabeça e não usá-la pra pensar.

O mundo grita por socorro, e o consumismo grita: “estou aqui”. Uns tem fome de pão, sede de educação e justiça. Outros tem fome de dinheiro, sede de poder e não querem nem saber.

 
 
 
E VOCÊ, tem fome?  Tem sede? De que?
 
 
 
 
 
 
~ Raysa Lima ~  #Por1MundoMelhor


Sigam-me no twitter ~> @raysally

15 comentários:

  1. Raysa, você escreve beeeeem =). Tô te seguindo '-'

    ResponderExcluir
  2. Raysa, o que vemos normalmente em nossos círculos de amizades são pessoas que falam muito, que até revoltam com tanta miséria, não digo só no munso, mas principalmente na nossa região do Médio São Francisco.
    Mas ação que é bom...NADA!
    Devemos sim continuar na luta, mesmo que seja alertando e provocando debates como esse seu, pois somente assim conseguiremos mudar a senso comum e quem sabe no futuro fazer a diferença.
    Respondendo a sua pergunta final, sinto fome de mais justiça social, de igualdade de oportunidades e que as pessoas possam sair do que eu camo de zona de conforto, onde já conhecemos tudo. Arriscar novos horizontes e novas possibilidades reais.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Galera que tá com fome de justiça e educação. Junte-se a nós:
    www.uniaolibertariaanimal.com
    Pela libertação animal: humana e não-humana.

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais do seu texto, ele resume tudo que penso, pois como profissional de saúde há 30 anos, vivencio isto à cada dia. Que ótimo, que jovens pensem como voce.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Felipe, Sim Kilson devemos continuar na luta, "anônimo" concordo que os animais também merecem liberdade, E muito obrigada Ana, por ajudar as pessoas à 30 anos.
    Agradeço a todos vcs por lerem o blog e ajudarem de alguma forma a mudar o mundo.

    ResponderExcluir
  6. Por isso Marx diz, os filósofos limitaram-se a estudar o mundo, quando o importante é modificá-lo, frase de seu túmulo, presente na obra, teses contra feuerbach.

    ResponderExcluir
  7. Tem um belo material aqui no blog, vou ajudar a divulgar, propaganda como diz Fernando Pessoa, no banqueiro anarquista, é uma "arma".
    Divulga em comunidades como, mulheres revolucionárias, desenvolvimento sustentável, entre outras.
    É formada em que??

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu texto, muito bom e crítico, sintetiza claramente a necessidade de ocorrer mudanças na raiz humana (a sociedade). Obviamente a tua crítica deixa aberto o livre pensamento e ao mesmo tempo demonstra os teus, pense que essa realidade não é real, ela é uma ideia e pode ser mudada. Pense numa alternativa.

    Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu texto, muito bom e crítico, sintetiza claramente a necessidade de ocorrer mudanças na raiz humana (a sociedade). Obviamente a tua crítica deixa aberto o livre pensamento e ao mesmo tempo demonstra os teus, pense que essa realidade não é real, ela é uma ideia e pode ser mudada. Pense numa alternativa.

    Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Muito grata, meus sinceros pedidos de desculpas, pela demora a responder aos comentários.
    Paulo, que bom que gostou do material, infelizmente o tempo está bem curto e quase não consigo escrever com a frequencia desejada,
    Me sinto lisonjeada com sua pergunta, ainda não sou formada, com meus rescém-completados 17 anos estou concluindo o ensino médio, e ainda estou ando indecisa por jornalismo ou psicologia.

    Sim Manoel, tento colocar minhas ideias sem invadir o espaço alheio, e fico feliz que também acredite na mudança.

    Mais uma vez grata a todos os leitores do blog Realidade Tóxica.

    Raysa Lima

    ResponderExcluir
  11. Adorei, e criei um tópico em uma das nossas Comunidades...

    Abraços do Amigo
    Dimas Pereira.

    ResponderExcluir
  12. O cronômetro marcou 10:27 horas, mas, na realidade, eram 16:28 quando postei...

    Se quiser, visitem minha página pessoal no Orkut:
    Dimas Pereira - Só Micro & Cia.

    Abraços do Amigo
    Dimas Pereira. 16:33 horas.

    ResponderExcluir
  13. Você deveria incluir ai nesse texto esquerdopata, que a maioria dos países africanos pobres, tiveram regimes comunistas ou guerras civis fomentadas por guerrilhas comunistas.

    ResponderExcluir
  14. Economizo agua, coleto água da chuva, uso energia 50% solar (banhos), reciclo 80% do meu lixo, não disperdiço comida nem água, nem eletricidade. Dou aulas voluntárias em projetos, estou planejando uma feira para desmitificar os anfíbios e répteis, não uso sacas plásticas para quase nada (apenas para o lixo que infelizmente tem que ser pendurado no alto). Planto árvores todas as semanas...e amo os animais. Se cada um fizesse sua parte, não estaríamos vendo coisas terríveis todos os dias....falta amor ao mundo!

    ResponderExcluir
  15. Afastada a Mística, é importante reconhecer que o Plano Consciente trazido pela Palavra elevou a espécie humana ao nível “Sobre” Natural do livre gerenciamento do meio físico do planeta.É chegada a hora de direcionar essa supremacia a uma Administração Responsável, Tecnicamente condizente com a Leis Universais.
    Afinal, não vivemos em um "Mundo Mágico".
    www.ummundosemdinheiro.blogspot.com

    ResponderExcluir